Fundada em 12 de outubro de 1950, a FAOL teve como sua primeira sede um
espaço emprestado no centro da cidade, onde funcionou por cerca de um ano. Logo depois mudou-se para o Bairro Ypú, onde ocupou parte do terreno do Posto Nova Friburgo de propriedade do Rodoviário Ferreira e Canto.
No início, a FAOL tinha apenas 7 ônibus usados que adquiriu da Viação Friburguense. Oferecia 7 linhas, sendo 5 urbanas e 2 intermunicipais. Trabalhavam na Empresa 7 motoristas, 7 cobradores e 2 conferentes. Os três
sócios dividiam entre si o restante das tarefas, chegando a cumprir uma carga horária de até 16 horas de trabalho por dia. O Sr. Batista era responsável pela manutenção e pelo caixa, o Sr. Johann Mayer era responsável pela contabilidade
e o Sr. Salvador cuidava da Mecânica, da Fiscalização, do Departamento Pessoal e da Tesouraria.
Em 1952 a FAOL comprou um terreno de 2.000 m2 na Rua Vicente Sobrinho, em Olaria. Durante dois anos este terreno foi preparado para ser a primeira garagem própria da Empresa. As instalações foram planejadas para abrigar a
FAOL por no mínimo vinte anos. E, em 1954 o sonho estava realizado. A FAOL se mudava para Olaria, com uma frota de 14 ônibus e 30 funcionários.
Os anos 60 foram difíceis. A Empresa crescia e, ao mesmo tempo, adaptava-se
às dificuldades que surgiam pelo caminho. O investimento em frota continuou por toda a década, que teve como principal característica a construção dos
alicerces que serviram de base para as grandes mudanças que se efetuariam nos anos 70.
1970: A década da virada. Foram anos de prosperidade, de ousadia, de vencer
desafios e de crescer. Investindo em veículos novos, a FAOL duplicou sua frota. Foi a segunda empresa de transporte coletivo do estado a adotar em seus ônibus
uma pintura personalizada. Fez melhorias em sua sede, aumentando sua área inicial de 2.000 m2 para 4.000 m2. Dois galpões foram construídos, uma máquina automática para lavagem dos ônibus foi adquirida. Em 1978, a FAOL,
com uma visão pioneira no setor, implantou o Departamento de Recursos Humanos.
A década de 80 foi marcada por investimentos em tecnologia e treinamento de
pessoal. Como reflexo da implantação do setor de Recursos Humanos, em 1980 o motorista Sebastião Arruda foi escolhido pelo SESI como OPERÁRIO PADRÃO e, em 1982, o motorista Estanislau Eraldo de Moraes recebeu o prêmio
de MOTORISTA DO ANO, conferido pelo DTC/RJ.
A partir de 1980, se iniciou a compra de computadores e o desenvolvimento de sistemas que permitiram agilidade, segurança e qualidade nas informações
fornecidas. A implantação da Central de Processamento de Dados foi um marco no processo de modernização da Empresa. A renovação da frota continuou e desta vez a FAOL adquiriu ônibus de turismo, oferecendo mais um serviço de qualidade à comunidade friburguense. A área de manutenção também recebeu
investimentos com a compra de diversos equipamentos e a reformulação e procedimentos técnicos.
Em 1990, a informática na FAOL evolui consideravelmente. A aquisição de
equipamentos IBM de última geração, com capacidade para até 130 terminais ligados simultaneamente, proporcionou um melhor desempenho e controle mais direcionado e eficaz nos diversos setores da Empresa. Os investimentos em
Recursos Humanos continuaram e, em 1992, o motorista Levino José da Silva foi reconhecido como MOTORISTA PADRÃO pela FETRANSPOR.
Além da habitual renovação da frota, no início dos anos 90 a FAOL adquiriu
micro-ônibus, veículos ágeis, mais adequados a determinados tipos de piso, que permitiram acesso à bairros antes inacessíveis, levando aos seus habitantes um transporte de qualidade e segurança. Em 28 de abril de 1995, a FAOL inaugurou sua nova sede no bairro de Conselheiro Paulino. Foram 3 anos de estudos e
planejamento, até que se decidisse pela estrutura mais adequada e viável. São 13.333 m2, sendo que 5.731 m2 de área construída dentro do mais arrojado
projeto arquitetônico. Atuando com a mais avançada tecnologia de informatização, atendendo às normas técnicas de manutenção da frota e operação do sistema de transporte, a FAOL possui uma garagem modelo por sua beleza, funcionabilidade e modernidade. Ela traduz a vocação de buscas
pioneiras que marcou a trajetória da Empresa nestes anos.
Após décadas de grandes avanços e conquistas garantindo diariamente à população seus deslocamentos para atividades sociais, de trabalho e lazer, buscando sempre a continuidade no aprimoramento dos serviços oferecidos, e,
demonstrando o seu compromisso para com a sociedade Friburguense, foram adquiridos 17 novos ônibus. Um novo ano se inicia, e com ele, dá-se início a novos desejos e metas a serem alcançados.
Qualidade e eficiência são palavras chaves para o crescimento de uma empresa. E, nesta década, procurando investir em uma boa apresentação, foi reformulada a padronização da pintura refletindo este investimento, além da boa apresentação, os cuidados técnicos e administrativos da empresa, para sempre
melhor atender suas linhas regulares, superando as expectativas dos clientes. Em 2008 foi licitado pela Prefeitura o sistema de transportes urbanos na cidade,
com a FAOL vencendo o certame e assinando contrato para operar o sistema pelos próximos 10 anos. No final desta década, foi implantado o controle de acesso através da bilhetagem eletrônica.
A tragédia que se abateu sobre Nova Friburgo foi um momento de grande superação da empresa, que mesmo tendo sua garagem inundada e boa parte
da frota danificada, não poupou esforços para colocar seus ônibus em operação, ajudando a cidade a se recuperar no menor prazo de tempo possível. Em 2012 a empresa foi adquirida pelo Grupo Real, que deu continuidade ao belo trabalho desenvolvido pelos fundadores da empresa, investindo em qualidade e na
renovação de sua frota, com a aquisição de 78 ônibus novos ao longo de 2013 e 2014.
5 anos depois, em maio de 2017, a empresa passa para o controle do atual grupo
de acionistas, que investe pesadamente em obras de melhoria da área da garagem e seu ferramental, na implantação de tecnologias como a biometria facial e o controle via GPS, em novos sistemas de gestão logística, de manutenção e de comunicação com seus clientes. Desde então foram adquiridos
59 veículos novos, 37 deles com ar condicionado, para renovação de sua frota. A empresa mantém seu compromisso em renovar a frota e prestar sempre o melhor serviço para a população friburguense, enfrentando os inúmeros desafios e superando-os.
Em 2024 foi iniciado um novo passo para o transporte público do município. O certame que sagrou a FAOL como vencedora é concluído e o contrato de prestação de serviço de transporte público por ônibus por mais 10 anos é assinado, entrando em vigor no dia 1º de julho.
Antes mesmo do início do contrato, a empresa demonstra seu interesse na qualidade do serviço e adquiriu 10 novos coletivos MIDI 0km. Esses ônibus atenderam as linhas: 05 Catarcione, 16 Rui Sanglard, 17 Jardinlândia, 31 Jacina, 42 Alto de Olaria, 43-A Sítio São Luiz, 52 Santa Bernadete, 52-A Nova Esperança e 52-B Solares.
Além dos itens de acessibilidade, todos os coletivos adquiridos possuem motores Mercedes-Benz Euro 6, que vêm equipados com a avançada tecnologia BlueTec 6, proporcionando não apenas maior desempenho de torque e potência, mas também maior eficiência e segurança no transporte. Com sistemas de controle de emissões mais avançados. Essa nova tecnologia contribui para a redução das emissões de poluentes, promovendo um ambiente mais limpo. Os veículos com esse sistema possuem rigoroso controle de emissões de poluentes como NOx (óxido de nitrogênio) e partículas de diesel, o que é benéfico para o meio ambiente e a saúde pública.
Demonstrar comprometimento com práticas ambientalmente responsáveis favorece não só a redução dos custos operacionais e a saúde do planeta, mas também ajuda a melhorar a reputação da empresa e valorizar a marca.
A FAOL mantém seu compromisso em renovar a frota e prestar sempre o melhor serviço para a população friburguense.