F.A.Q FAOL

Veja as perguntas mais comuns que recebemos!

  • Você encontra todos os horários operados pela empresa acessando a guia Horários; nos grupos de WhatsApp FAOL, telefone ou e-mail.

  • Caso não consiga acessar o horário da sua linha ou apareça uma tabela desatualizada, o seu celular pode estar sem acesso a internet ou o navegador apresenta cache.

    Quando você usa um navegador, como Chrome, Safari, etc. ele salva algumas informações de sites no cache e cookies dele. A limpeza desses dados corrige determinados erros, como o problema de carregamento das tabelas.

    O cache lembra partes de páginas, como imagens, para ajudar a abri-las mais rapidamente durante sua próxima visita. É um tipo de arquivo temporário que está presente não só nos celulares, mas também em computadores.

    Na prática, ao acessar uma tabela, mesmo que por uma única vez, os dados acessados já serão armazenados no cache, fazendo com que em um próximo acesso o navegador consiga acessar a tabela e abrir de forma mais rápida, por consequência, fazendo com que a nova tabela não apareça.

    Caso esteja enfrentando este problema, resolvê-lo é muito simples, basta atualizar a página (F5) da tabela no seu navegador, ou eliminá-lo de vez realizando o seguinte procedimento:


    No app do Chrome:


    - No seu smartphone ou tablet Android/iOS, abra o app Chrome.
    - No canto superior direito, toque em Mais (3 pontos).
    - Toque em Histórico e Limpar dados de navegação.
    - Na parte superior da tela, escolha um intervalo de tempo. Para excluir tudo, selecione Todo o período.
    - Marque as caixas ao lado de "Cookies e dados do site" e "Imagens e arquivos armazenados em cache".
    - Toque em Limpar dados.

    No app Safari para iPhone, iPad ou iPod touch:


    - Acesse Ajustes > Safari e toque em "Limpar Histórico e Dados dos Sites".

    Pronto! Agora é só acessar nosso site e terá acesso sempre a tabela atualizada!

  • Você encontra o tipo de horário vigente acessando o botão da linha na guia Horários ou através do telefone ou e-mail.

  • Os canais oficiais de comunicação são: Canal do WhatsApp, Instagram, telefone e site.

  • Para informações, reclamações, comentários, críticas, elogios, sugestões, os canais de comunicação são o Fale Ônibus: 0800 886 1000, pelo e-mail: ouvidoria@faol.com.br ou telefone: (22) 2533-9900 e site: www.faol.com.br.

  • O valor da tarifa vigente é de R$ 4,90 (quatro reais e noventa centavos), de acordo com o decreto Nº. 2490 de 06 de novembro de 2023, praticado em todas as linhas de acordo com o decreto de tarifa única.

  • O pagamento pode ser feito em dinheiro ou cartões Fricard e Riocard Mais.

  • Para adquirir um cartão basta se dirigir à Loja de sua preferência (Riocard Mais ou Fricard). Posto de atendimento Fricard: Praça Getúlio Vargas nº333 Centro, Nova Friburgo. (Estação Livre)

  • O sistema de integração funciona com o intuito de dar continuidade a sua viagem, integrando com sistema multilinhas que não pertençam ao mesmo sentido geográfico.
    Todos os pontos de embarque e desembarque ao longo na cidade fazem integração, sem a necessidade de ir à Estação Livre.

  • Caso seu cartão não faça integração, o responsável deve pessoalmente se dirigir a loja prestadora do cartão para verificar a ocorrência.

  • Caso seu cartão apresente problemas de leitura ou esteja bloqueado, o responsável deve pessoalmente se dirigir a loja prestadora do cartão para verificar a ocorrência.

  • Não, o direito a gratuidade só é permitido através do cartão de gratuidade. O embarque sem o devido cartão só é permitido para usuários com cartão Riocard Mais Sênior, acima de 65 anos, com apresentação de carteira de identidade.

  • São aceitos os seguintes cartões: Riocard Mais: Vale-Transporte, Expresso, Empresarial, Sênior, Especial, Escolar. Fricard: Vale-Transporte e Expresso.

  • A FAOL criou estes grupos para dar informações sobre o posicionamento dos ônibus em tempo real, bem como passar informações sempre atuais a respeito das linhas.
    Infelizmente a topografia de nosso município prejudica a qualidade do sinal em algumas regiões, podendo haver falhas, atrasos ou perda da comunicação dos veículos, podendo afetar o objetivo citado acima.
    Obs: Não são permitidas mensagens de bom dia, boa tarde e similares, propagandas, vídeos ou áudios de qualquer natureza, conteúdo de brincadeiras, piadas e ativismo político ou religioso. Pessoas que não observarem as regras, não poderão permanecer no grupo.
    O funcionamento dos grupos de WhatsApp FAOL são de segunda a sexta, das 05 às 22:45, aos sábados das 06 às 22:45 e aos domingos, das 07 às 22:45.

  • Você encontra todos os grupos de WhatsApp disponíveis em nosso site acessando a guia WhatsApp.

  • A linha 10 Olaria x Conselheiro opera durante toda a madrugada.

  • DESLOCAMENTO: É utilizada nos deslocamentos entre a garagem de apoio e a Estação Livre, pontos finais, ou também em pontos específicos, nos momentos de descanso determinado por lei e/ou na hora de rendição.
    RECOLHENDO: Os coletivos utilizam essa vista quando estão em direção à garagem principal ou de apoio.
    TREINAMENTO OPERACIONAL: Ela é utilizada nos deslocamentos de motoristas em treinamento.
    CARRO EM TESTE / MANUTENÇÃO: Ela é utilizada nos momentos de teste da manutenção.

  • A empresa possui um setor responsável por achados e perdidos. Para entrar em contato, ligue para (22) 2533-9900, falar com Setor de Achados e Perdidos ou através do e-mail em ouvidoria@faol.com.br.

    Lembre-se: achou algum objeto dentro do ônibus, entregue ao motorista ou aos operadores na Estação Livre.

    Objetos cujo proprietário a empresa não conseguiu localizar e não forem reclamados em 120 dias serão entregues à instituições de caridade. Documentos serão entregues aos Correios.

  • Todos os coletivos são acessíveis para portadores de necessidades especiais e possuem selo de acessibilidade.

  • Seguindo medidas de segurança, em vias nas quais a iluminação pública não existe ou é precária (por exemplo RJ 150 - Trecho compreendido entre a entrada de Nova Suiça e Parada Folly; RJ 142 - Trecho compreendido entre Mury e entrada de Lumiar), atrapalhando assim a visibilidade externa devido reflexo do piso, torna-se permitido desligar a luz interna do coletivo (salão), exceto somente em centros urbanos, embarque e desembarque de passageiros.

  • Sim, animais também podem andar de ônibus! A Lei Estadual 4.808/06, Art. 29 e 31, garantem o ingresso de cães guia acompanhando pessoa portadora de deficiência visual e de animais de pequeno porte dentro de caixa ou bolsa de transporte, desde que obedeçam às regras de higiene, segurança e saúde.

  • De acordo com a Lei Antifumo nº 12.546/2011, é proibido fumar em transporte público coletivo.

  • O Código de Trânsito Brasileiro, por meio da LEI Nº 9.503, de 23 setembro de 1997, torna obrigatória a utilização do cinto de segurança por parte de condutores e viajantes, salvo nos casos em que está permitido o transporte de passageiros em pé, categoria em que se enquadram as linhas urbanas de ônibus.

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